segunda-feira, 16 de maio de 2011

1º Encontro Virtual Rede Juvenil Chão de Sonhos

No dia 18/05/2011 as 20h. estará acontecendo o 1º Encontro Virtual da Rede Juvenil Chão de Sonhos. Este debate terá como tema central o Diagnóstico Rural Participativo (DRP) onde retrata as diversas dimensões existentes dentro das Unidades Produtivas Familiares( UPF) de cada jovem. Estas dimensões passam desde a parte ecológica, envolvimento técnico produtivo, e também a história e projeto de vida do jovem, dentre outros.
O debate ocorrerá através do msn e iniciará com um debate interno entre o jovens e logo após iniciará o debate on line.

Nos add no msn e venha fazer parte deste Chão de Sonhos!!!!!!!!!


Msn Núcleo Vale do Rio Pardo: chaodesonhosvrp@hotmail.com
Msn Núcleo Encosta da Serra Geral: chaodesonhosesg@hotmail.com
Msn Núcleo Caminhos de Tibagi: chaodesonhostct@hotmail.com
Msn Núcleo Centro Sul do Paraná: chaodesonhoscsp@hotmail.com

Assista ao Vídeo e participe do Debate.




Obs.: O Projeto Rede Juvenil Chão de Sonhos é uma promoção do CEDEJOR  com Patrocínio da OI Futuro.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

V Acampamento da Juventude Rural

Jovens de vários Municípios do Território Caminhos do Tibagi (TCT) que participam do Programa Empreendedorismo do Jovem Rural (PEJR) no Centro de Desenvolvimento do Jovem Rural (Cedejor) em Tibagi, participaram no último mês, no V Acampamento da Juventude Rural em Prudentópolis. No texto abaixo, eles relatam como foi a experiência.

Oficina de fotografia - Noite cultural - Gincana
No período de 08 a 10 de abril, foi realizado no município de Prudentópolis, na Comunidade Marcondes, o V Acampamento da Juventude Rural do Sul do Brasil, que contou com os jovens em formação nos programas do Centro de Desenvolvimento do Jovem Rural (Cedejor) e com Jovens Agentes de Desenvolvimento Rural (ADRs) dos três estados do Sul do Brasil. Do Território Caminhos do Tibagi (TCT) e Território do Centro sul do Paraná (CSP), do estado de Santa Catarina vieram jovens do Território da Encostas da Serra Geral (ESG), e do estado do Rio Grande do Sul, o Território do Vale do Rio Pardo (VRP). O evento que aconteceu com a participação de 250 jovens teve a organização e coordenação realizada por ADRs contando com a parceria do Cedejor. Nesse evento foi discutido o tema 'Jovens rurais e interlocuções com o meio ambiente'.

O evento iniciou com a recepção e abertura oficial do desfile temático dos participantes, com destaque para o TCT, que trouxe a cultura dos seis municípios dos jovens que integram a turma 2. Eles entraram com suas bandeiras na seguinte sequência: o município de Ventania colocou em destaque a Festa do Milho e a Festa de São Roque, e em seguida o município de Curiúva, dando destaque a Comunidade Negra do Guajuvira, com a bandeira do Divino e a festa de São Gonçalo. A seguir o município de Reserva com a Festa do Tomate, e revelando dados sobre esse cultivo que é o principal do município e se destaca no estado por sua produção. Em seguida Tamarana e Ortigueira representando o Tropeirismo da região, com apresentação do jovem Roger Henrique Sonego ao toque do berrante – diferencial da apresentação. Por último, o município de Tibagi contou a relação da associação de artesanato Atiart com a cidade e ainda apresentou o carnaval, que fechou o desfile contagiando a todos os presentes com seu ritmo.

O dia 9 iniciou com a palestra ministrada pelo professor Gastão Octavio Franco da Luz, biólogo e consultor em sustentabilidade, que tratou o tema central do acampamento. “O jovem tem que saber ouvir o que a natureza diz”, enfatizou.

Educadora Cristiane, o jovem Cassiano e o Palestrante Sr Gastão
Cristiane Tabarro, educadora do Território Centro Sul do Paraná, destacou a importância em trabalhar com identidades e valores. “Alguns temas abordados aqui fazem parte do plano de formação”, explicou. Para Cassiano Vendrusculo, agente de Desenvolvimento Rural e Oficineiro de Manejo Ecológico de Pragas, “o acampamento possibilitou fazer muitas trocas de experiências”.

No decorrer da tarde, os jovens participaram de gincana onde coletivos integravam grupos de jovens dos três estados, divididos por cores de crachás e tarefas a serem desenvolvidas no evento. Todos interagiram e divertiram ao mesmo tempo. Em seguida, puderam contar com oficinas de variados temas, por exemplo: Halporquia, Refrigerante Caseiro, Cores da Terra, Compostagem, Meliponicultura, entre outros. À noite contaram com show de talentos, em que cada jovem poderia expressar seu talento. Os representantes do Cedejor do TCT se destacaram com apresentação de samba, seguido de um baile para diversão de todos.

No dia 10, Valter Bianchini palestrou sobre a 'Sucessão e Gestão na Agricultura Familiar', ressaltando a relação da agricultura familiar com a natureza, e principalmente refletindo sobre os aspectos relacionadas ao envelhecimento da população do campo e os problemas que afetam esta categoria de trabalhadores, o que acaba contribuindo para o exôdo dos jovens rurais para as cidades.

Texto de:
Aline Fernanda de Almeida
Juliane de Fátima Ferreira da Silva
Karina Maria da Silva
Jovani Puntel
Fotos: acervo CEDEJOR