sábado, 20 de outubro de 2012

2ª Plenária Nacional da Juventude Rural

Durante os dia 15, 16 e 17 cerca de 600 jovens de todo o país estiveram reunidos para realização 2ª Plenária Nacional da Juventude Rural da Contag, em Luziânia/Goiás. O encontro buscou proposições para definir estratégias coletivas protagonizadas pelos Jovens do Campo com debates sobre temas e conteúdos que integram o documento-base do 11º Congresso Nacional dos Trabalhadores Rurais da Contag.  O Rio Grande do Sul foi representado por uma delegação de 20 jovens.

                                Fotografia: Leandro Both Hass

Dionatan Tavares, de Candelária conta que o evento é de organização interna do movimento sindical dos trabalhadores e trabalhadoras rurais e foi realizado também em preparação para o Congresso da Contag. Reforça que a juventude rural tem buscado o seu espaço no movimento sindical, mostrando que não quer ser considerada somente no futuro e sim ter oportunidade de transformar o presente, podendo incorporar um geito jovem nos sindicatos, podendo atender e lutar pelas demandas dos jovens rurais para que possamos avançar nos problemas específicos da juventude rural, como a sucessão rural e Educação do Campo, destacou o jovem.

                                  Fotografia: Tavares durante a formação no Cedejor.

Tavares atua no Sindicato como Vice-presidente e na região como Coordenador de Regional de Jovens da FETAG-RS. Participou no evento representando a coordenação regional de jovens. Esta atuando neste movimento desde 2009. Conta que logo após ter concluído sua formação no CEDEJOR se associou no Sindicato dos Trabalhadores Rurais e começou a participar mais ativamente, assim como outros jovens do cedejor, como o Cristian Wagner, o Miguel Henrique Vogt, o Fabricio Silva, o Deoclides Renato Bergonsi e por ai vai.

* Por Jovani Puntel

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Intercâmbio na Bahia

O Jovem Fabrício Fernando da Silva, do município de Segredo/RS foi o jovem gaúcho que representou o CEDEJOR no IV Intercâmbio da Juventude Rural, organizado pela Rede Jovem Rural. Fabrício foi acolhido pelo Movimento de Organização Comunitária (MOC) em Feira de Santana, na Bahia. Conheceu o Movimento de Juventude de Antônio Cardoso (MOJAC), em Antônio Cardoso. Também visitou empreendimentos de criação de ovinos, o projeto de beneficiamento de frutas “Nossas Frutas, Nosso Sabor”, produção de hortaliças e plantas ornamentais em Serrinha e Retirolândia.


Também foi uma oportunidade para conhecer experiências de comunicação e protagonismo juvenil; Rádio Poste, Agência Mandacaru de Comunicação e Cultura, além de participar dos coletivos de jovens, a organização sindical de Quijingue, além da troca de experiências com outras pessoas. “Tudo isso contribui para meu desenvolvimento e para contribuir ainda mais no lugar onde vivo”. Fabrício agradece ainda a boa acolhida e convivência com o povo baiano. Saiba mais visitando  http://www.jovemrural.com.br/



Por: Jovani Puntel
Colaboração: Fabrício Fernando da Silva.