No último dia 07 de outubro foi realizado o II Seminário do Centro de Desenvolvimento do Jovem Rural (CEDEJOR) do Território Caminhos do Tibagi (TCT), na Unidade Social de Tibagi. O evento teve como objetivo principal a apresentação dos resultados do CEDEJOR TCT e a inauguração dos espaços reformados em parceria com o Instituto Souza Cruz (ISC) e Conselho Municipal da Criança e Adolescente (CMDCA). O evento reuniu mais de 60 pessoas, dentre pais de jovens em formação, Agentes de Desenvolvimento Rural (ADRs) formados pela 1° turma e importantes parceiros que contribuem na realização dos projetos, entre eles o Ministério do Desenvolvimento Agrário, Emater Regional e local e secretários municipais.
Os jovens em formação prepararam um animado teatro para abertura do evento. O tema do teatro “Juventude Rural”, mostrou de forma engraçada o percurso do jovem para se inserir nos conselhos de suas comunidades e municípios, ter voz e participar de forma efetiva. Na primeira parte da manhã a educadora do CEDEJOR, Luana Cruz, apresentou as ações e resultados obtidos pela 2° turma que está em formação no Programa de Empreendedorismo do Jovem Rural (PEJR) em Tibagi. Os formandos Karine Rodrigues da Silva do município de Tibagi e Leandro Miranda do município de Ortigueira falaram sobre a importância de participarem no CEDEJOR.
Leandro falou que “hoje o CEDEJOR é minha vida”, emocionando muitos participantes. A jovem Karine ressaltou a importância da formação para sua formação como pessoa, como cidadã e, sobretudo como jovem que tem um projeto de vida. “Antes, as pessoas me perguntavam o que eu queria fazer da minha vida e eu dizia, eu acho que vou fazer isso ou aquilo. Hoje com a formação tenho certeza, quero ficar na minha propriedade e realizar meus projetos que hoje estão claros”, afirmou a jovem para os participantes.
Leandro falou que “hoje o CEDEJOR é minha vida”, emocionando muitos participantes. A jovem Karine ressaltou a importância da formação para sua formação como pessoa, como cidadã e, sobretudo como jovem que tem um projeto de vida. “Antes, as pessoas me perguntavam o que eu queria fazer da minha vida e eu dizia, eu acho que vou fazer isso ou aquilo. Hoje com a formação tenho certeza, quero ficar na minha propriedade e realizar meus projetos que hoje estão claros”, afirmou a jovem para os participantes.
O educador Hevertton Rosa apresentou o Projeto Rede Juvenil Chão de Sonhos, projeto implementado pelo CEDEJOR em parceria com o Instituto Oi Futuro, desde abril deste ano e que trabalha com os talentos juvenis do Território, reunido mais de 90 jovens em suas reuniões virtuais para discutir assuntos relacionados aos municípios rurais e territórios. Durante a apresentação o educador ressaltou que Jovem Rural é todo jovem que mora nos municípios de Tibagi, Ortigueira, Tamarâna, Imbaú, Reserva, Ventania, Curiúva e Figueira e todos os municípios que são rurais, inclusive a juventude que mora na cidade desses municípios”, afirmou o educador.
As ações do projeto chão de sonhos são voltadas para oficinas de fotografia e edição de imagens, registro do cotidiano e das ações desses talentos juvenis, além de publicações de imagens e reportagens feitas pelos jovens, sobre os jovens e sua realidade (comunidades, famílias, cultura, religiosidade, arte e trabalho) que servem de instrumentos de fortalecimento da juventude dos municípios rurais. Durante a apresentação a jovem Juliane de Fátima Ferreira, do município de Curiúva apresentou matérias e ações relacionadas ao Projeto Chão de sonhos, além de mostrar como essa iniciativa do CEDEJOR e da OI está fazendo a diferença para a juventude rural.
O II Seminário tratou também da Mobilização para próxima turma, que inicia em fevereiro de 2012. O educador Hevertton Rosa apresentou para a comunidade e parceiros, as estratégias de mobilização e divulgação que acontece nos nove municípios do Território Caminhos do Tibagi, visando mobilizar jovens para formação das turmas para 2012. As inscrições para a nova turma do PEJR estarão abertas até 28 de novembro e podem ser feitas nos escritórios da Emater dos municípios citados.
A solenidade de inauguração dos espaços educativos reformados para melhorar a qualidade do trabalho ocorreu no inicio da tarde, com a presença do Gerente do Instituto Souza Cruz, Luiz André Soares. Na oportunidade parceiros importantes falaram sobre o PEJR no Território. Reni Denardi, delegado do Ministério de Desenvolvimento Agrário no Paraná e o Prefeito de Tibagi, Sinval Silva, reforçaram o apoio ao CEDEJOR. O prefeito divulgou que todos os jovens de Tibagi selecionados para próxima turma terão uma bolsa auxílio, como estagiários da Prefeitura, no valor de R$218,00 durante toda a formação. Eliandro Giongo, Secretário Executivo do CEDEJOR e a Coordenadora Pedagógica Zeni Ferreira de Oliveira estavam presentes na solenidade.
O encerramento se deu com o corte da fita por parte do Instituto Souza Cruz, Prefeitura de Tibagi, Conselho Municipal da Criança e Adolescente e MDA, parceiros que participaram ativamente do processo. Os espaços inaugurados já estão sendo utilizados pela turma do PEJR e pela comunidade de Tibagi através dos Programas que acontecem na Unidade Social (Liberdade Assistida e Contra-turno escolar). O vídeo com a reestruturação dos espaços está disponível no youtube no link: http://www.youtube.com/watch?v=EO9_ePT01BE
Para mais informações sobre o CEDEJOR, PEJR, Chão de sonhos e sobre outros projetos e ações desenvolvidas pelo CEDEJOR entre em contato com os educadores Luana, Vilmara e Hevertton pelos telefones: 42-391625184/91272999 e e-mail: cedejortct@yahoo.com.br e MSN: cedejortct@hotmail.com
Luana Cruz e Hevertton Rosa
Educadores do CEDEJOR TCT
Nenhum comentário:
Postar um comentário