sábado, 24 de novembro de 2012

Projetos de Empreendedorismo

A II Mostra Nacional de Projetos Empreendedores de Jovens Rurais em Guamiranga acontecerá dia 07 de dezembro de 2012 - a partir das 09h, no Centro de Formação para Agentes da Cidadania do Território Centro-Sul do Paraná (TCSP).

A realização da Mostra de Projetos é um momento em que os jovens apresentam seus projetos à uma equipe que fará orientações contributivas referente ao tema do projeto apresentado pelo jovem. Os jovens no decorrer da formação elaboraram o Projeto do Jovem Empreendedor Rural (PJER) de acordo com sua vocação, sendo projetos agrícolas ou não-agrícolas, de geração de renda ou até mesmo projetos sociais.

Logo após o almoço acontecerá a solenidade de formatura e entrega de certificados dos jovens que estão concluindo esta etapa de formação no CEDEJOR.  Haverá também uma homenagem aos beneficiários do Projeto Oportunidades, em parceria com o município de Guamiranga. O CEDEJOR conta com a presença de cada um que fez parte da trajetória de sucesso desses jovens no decorrer de 2012.

Programação:
Sexta 07/12
09h-13h – II Mostra Nacional de Projetos Empreendedores de Jovens Rurais
13h – Almoço
14h - Ato solene/COMDCA Guamiranga, Projeto Oportunidades e Programa Empreendedorismo do Jovem Rural (PEJR)
14h30 – Entrega de certificados jovens Turma 7 e Projeto Oportunidades
15h30 – Confraternização

* Por Cristiane Tabarro e Equipe Cedejor CSP.

Espaço de formação continuada

Um encontro com os jovens rurais formados pelo núcleo do Cedejor das ESG, no Município de Lauro Muller/SC ADRs, aconteceu dia 25 de outubro de 2012. O evento foi organizado pelos articuladores do Projeto Espaços de Juventude e Cidadania – estreitando as tramas da Rede Juvenil Chão de Sonhos e teve a participação de 59 jovens.


Uma das atividades do seminário foi a apresentação de experiências de sucesso, dos trabalhos das Cooperativas Agreco com sede em Santa Rosa de lima/SC e Cooper Família, com sede em Rio Fortuna/SC. O coordenador Adilsom Lunardi apresentou a Cooper Agreco, o trabalho da cooperativa no território, como funciona a parceria com os agricultores familiares que são sócios.

O jovem Reinaldo de Souza formado no CEDEJOR em 2010 falou sobre o funcionamento da Cooperfamilia e possibilidades para os jovens que querem participar, serem sócios das cooperativas e comercializar seus produtos para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Possibilidade para atuação de ADR bolsista

O CEDEJOR Vale do Rio Pardo torna público que estão abertas, de 16 a 22 de novembro, inscrições para Seleção de Agente de Desenvolvimento Rural - para atuar como bolsista no projeto Espaços de Juventude e Cidadania.

Descrição da Vaga
ADR selecionado deve contribuir para:
1) Promover os espaços de juventude e cidadania
2) Promover ateliês de projetos
3) Orienta
r a implantação aos projetos de geração de renda

Carga horária de 20 h semanais

PERFIL REQUERIDO
- Identificação com a causa da juventude e desenvolvimento rural;
- Ter passado pela formação no Programa de Empreendedorismo do Jovem Rural
- Capacidade de planejar e ministrar oficinas.
- Conhecimentos básicos de informática;
- Facilidade para trabalhar em equipe, respeitando as diversidades;
- Iniciativa e capacidade crítica;
- Facilidade de comunicação oral e escrita;
- Carteira de habilitação (concluída ou em fase de conclusão)

Inscrições e informações:
Tel:             (51) 9866-0931       ou 98660796
Enviar Curriculum para: E-mail: cedejorvrp@yahoo.com.br

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Câmara Temática de Juventude

O Cedejor, Emater Paraná e Conselho Gestor do Território Centro-Sul do Paraná, representado pela Câmara Temática de Juventude do Território Centro-Sul do Paraná, têm a honra de convidá-lo para o V Seminário Territorial de Juventude.

O evento acontecerá no dia 10/11 (sábado) a partir das 09h no Centro de Formação para Agentes da Cidadania do Território Centro – Sul do Paraná, em Guamiranga, Rua Antonio Polli, nº 34, sede do Cedejor.

Visite nosso face http://www.facebook.com/cedejor?fref=ts


sábado, 20 de outubro de 2012

2ª Plenária Nacional da Juventude Rural

Durante os dia 15, 16 e 17 cerca de 600 jovens de todo o país estiveram reunidos para realização 2ª Plenária Nacional da Juventude Rural da Contag, em Luziânia/Goiás. O encontro buscou proposições para definir estratégias coletivas protagonizadas pelos Jovens do Campo com debates sobre temas e conteúdos que integram o documento-base do 11º Congresso Nacional dos Trabalhadores Rurais da Contag.  O Rio Grande do Sul foi representado por uma delegação de 20 jovens.

                                Fotografia: Leandro Both Hass

Dionatan Tavares, de Candelária conta que o evento é de organização interna do movimento sindical dos trabalhadores e trabalhadoras rurais e foi realizado também em preparação para o Congresso da Contag. Reforça que a juventude rural tem buscado o seu espaço no movimento sindical, mostrando que não quer ser considerada somente no futuro e sim ter oportunidade de transformar o presente, podendo incorporar um geito jovem nos sindicatos, podendo atender e lutar pelas demandas dos jovens rurais para que possamos avançar nos problemas específicos da juventude rural, como a sucessão rural e Educação do Campo, destacou o jovem.

                                  Fotografia: Tavares durante a formação no Cedejor.

Tavares atua no Sindicato como Vice-presidente e na região como Coordenador de Regional de Jovens da FETAG-RS. Participou no evento representando a coordenação regional de jovens. Esta atuando neste movimento desde 2009. Conta que logo após ter concluído sua formação no CEDEJOR se associou no Sindicato dos Trabalhadores Rurais e começou a participar mais ativamente, assim como outros jovens do cedejor, como o Cristian Wagner, o Miguel Henrique Vogt, o Fabricio Silva, o Deoclides Renato Bergonsi e por ai vai.

* Por Jovani Puntel

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Intercâmbio na Bahia

O Jovem Fabrício Fernando da Silva, do município de Segredo/RS foi o jovem gaúcho que representou o CEDEJOR no IV Intercâmbio da Juventude Rural, organizado pela Rede Jovem Rural. Fabrício foi acolhido pelo Movimento de Organização Comunitária (MOC) em Feira de Santana, na Bahia. Conheceu o Movimento de Juventude de Antônio Cardoso (MOJAC), em Antônio Cardoso. Também visitou empreendimentos de criação de ovinos, o projeto de beneficiamento de frutas “Nossas Frutas, Nosso Sabor”, produção de hortaliças e plantas ornamentais em Serrinha e Retirolândia.


Também foi uma oportunidade para conhecer experiências de comunicação e protagonismo juvenil; Rádio Poste, Agência Mandacaru de Comunicação e Cultura, além de participar dos coletivos de jovens, a organização sindical de Quijingue, além da troca de experiências com outras pessoas. “Tudo isso contribui para meu desenvolvimento e para contribuir ainda mais no lugar onde vivo”. Fabrício agradece ainda a boa acolhida e convivência com o povo baiano. Saiba mais visitando  http://www.jovemrural.com.br/



Por: Jovani Puntel
Colaboração: Fabrício Fernando da Silva.

domingo, 30 de setembro de 2012

Jovem aposta na criação de aves e fica no campo

Criado no meio rural, o jovem Fabrício Fernando da Silva desde pequeno auxiliou os pais, Agenor e Dulce da Silva, na propriedade rural da família em Serrinha Alta, interior de Segredo. Apesar de não ser uma tarefa fácil, nunca pensou em desistir das atividades rurais. Com o ensino médio completo, foi convidado a participar do Centro de Desenvolvimento do Jovem Rural (Cedejor). E foi na entidade que desenvolveu o projeto que hoje o mantém, com boa estabilidade, no campo. No Centro, Fabrício elaborou um projeto sobre avicultura, com análise, pesquisa de mercado, probabilidades e ainda, como forma de diversificação na propriedade.
O Passado
A família tinha o fumo como principal cultura e nenhuma experiência com galinhas. “Tínhamos só algumas soltas, para consumo próprio”, explica. Assim como outras culturas também apenas para subsídio. Hoje o carro chefe da família Silva é o milho, e claro, as galinhas, que há mais de um ano vêm apresentando resultados positivos. Com o trabalho realizado no Cedejor o jovem empreendedor deu início aos aviários na propriedade. “O Cedejor auxilia, visita e nos mostra que é possível permanecer no campo e diversificar”, diz Fabrício. Um antigo galpão recebeu algumas modificações para receber os primeiros animais e dar início à produção e comercialização de ovos.

As dificuldades
O começo, como toda atividade, não foi fácil, mas a família trabalha unida e todos se ajudam. “Eu gosto do que faço, mas dá trabalho”, ressalta. Os pais, responsáveis pela criação e educação do filho, confessam que sobre galinhas aprenderam com ele. Fabrício é filho único e conta com o apoio deles para permanência e evolução no campo. “Trabalhamos de segunda a segunda”, fala. Mas deixa evidente a satisfação que tem em trabalhar em algo que ele mesmo planejou. “Aqui sou meu próprio patrão e estudei para ficar no campo”. Arrojado, Fabrício tem se tornado referência, tanto para os mais jovens como para aqueles que pensam em diversificar em suas propriedades.

O crescimento
Este ano foi selecionado pela Cedejor para participar de um intercâmbio na Bahia para troca de experiências com jovens de todo o Brasil. Ele ainda busca aperfeiçoamento através de cursos de liderança, pesquisas na internet e participa ativamente de juventudes e associações. Hoje o jovem possui 400 galinhas, das raças Embrapa 51 e “Vermelhas”, divididas por lotes de 120. Ao todo os animais consomem cerca de cinco sacos de milho por semana com concentrado. A produção média é de 60 dúzias de ovos por semana. Os ovos são recolhidos três vezes por dia, duas pela manhã e uma à tarde. A venda é realizada na propriedade e algumas padarias da cidade, todas as quartas e sextas-feiras, com valores que variam de R$ 2,30 a R$ 2,50 a dúzia.

Futuro
Os planos agora são o melhoramento da propriedade com o projeto. “Pretendo aumentar a produção, adequar os aviários e adquirir os equipamentos necessários”. A meta para o próximo ano é a construção do silo para armazenamento do milho e mais dois aviários. Estudioso e aplicado Fabrício sabe que para manter e aumentar os negócios precisa seguir com o esquema organizacional, que ele mesmo planejou. “Optei pelas galinhas porque sei como cuidar, como manter o ambiente propício para os animais”, esclarece. O cuidado com as aves é fundamental para que se mantenham-se saudáveis, longe de pestes.


* Fonte: Gazeta da Serra/Aline Silva
Veja a matéria completa em http://www.gaz.com.br/gazetadaserra/noticia/370148-empreendedor_aos_19_anos.html
Fotografia: Jovani Puntel

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Intercâmbio da Juventude rural

No dia 21 de setembro os intercambistas vindos de sete estados chegaram no estado do Paraná para conhecer as práticas realizadas pela juventude rural e agricultores familiares do Território Caminhos do Tibagi. No roteiro da terceira etapa do IV Intercâmbio, organizado pelo Cedejor, os jovens de Pernambuco, Ceará, Tocantins, Goiás, Bahia, Espírito Santo e Rio de Janeiro foram recebidos pelos educadores e jovens rurais no Núcleo de Formação localizado na cidade de Tibagi.



No roteiro, as atividades iniciaram-se com a divisão de dois grupos: o primeiro permaneceu em Tibagi e o segundo seguiu para o município de Ventania, nas propriedades dos jovens que já passaram pela formação no Cedejor. Em Tibagi, os intercambistas tiveram a oportunidade de conhecer e vivenciar os empreendimentos de turismo rural e de aventura. Após a caminhada nas trilhas do Parque Estadual Guartelá e a visita ao Cânion do Rio Aipó, considerado um dos maiores do mundo, os jovens participaram do rafting nas corredeiras do Rio Tibagi.

Entre 21 e 29 de setembro, os intercambistas visitaram 6 municípios do território, práticas como hortas comunitárias orgânicas, cooperativa de mel, agroindústria de leite, entre outras.

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Salão de Juventude Rural

Nos dia 22, 23 e 24 de agosto de 2012, aconteceu o 2° Encontro Estadual da Juventude Rural do Paraná. O evento dói realizado em Pontal, cidade litorânea do Estado do Paraná, reunindo cerca de 260 jovens de todas as regiões. Nesses três dias de evento foram discutidas questões importantes para a juventude, como políticas públicas e melhorias em infra-estrutura. Ao final de todas as apresentações do evento, foi elaborada uma carta. A Carta da Juventude Rural Paranaense será levada aos órgãos governamentais e apresentada como plano de melhorias para a juventude rural.


* Contribuição de Juliano Gonçalves Pereira.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Inclusão Digital no Campo

O Projeto de Inclusão Digital no Campo teve como objetivo promover o acesso à informação e novos conhecimentos através do uso de computadores conectados a internet, nas unidades de Inclusão Digital, contribuindo assim com a melhoria na qualidade do ensino nas escolas e centros de formação do campo. O projeto atendeu ainda associações de produtores, tornando o meio rural um lugar com mais possibilidades de aprendizado, conectados com o mundo através da rede mundial de computadores.


Para isso no ano de 2011 e 2012, a implementação do mesmo ocorreu em parceria com a Oi Futuro. Durante o período obtivemos a capacitação direta através de cursos de informática os quais trabalhavam os seguintes conteúdos: Windows, Word,Excel, Power Point e Internet, atendendo um público de 2 turmas que estavam em formação no Programa de Empreendedorismo do Jovem Rural, onde uma contava com a participação de 23 alunos e a outra de 24 alunos. Também foram capacitados 83 alunos da comunidade escolar da Escola Casimiro de Abreu, em diversas turmas durante o período de realização do projeto. Somando um total de 130 alunos capacitados com cursos de informática no CEDEJOR.


A prestação de conta do Projeto esta sendo realizada via Conselho Municipal da Criança e Adolescente de Rio Pardo.

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Muita Animação

No mês de Julho, os jovens da Câmara Territorial da Juventude se organizaram e realizaram o Primeiro Concurso Territorial de Quadrilhas do Território Centro-Sul do Paraná. O evento aconteceu juntamente com a Festa do Agricultor do Município de Guamiranga, no dia 28 de julho de 2012. Dos 12 municípios do Território 7 participaram do concurso, porém com muita animação e harmonia, o que trouxe ainda mais animação ao evento. Como premiação, as três melhores apresentações receberam uma cesta de café da manhã, um cobertor e uma viagem. Valeu galera!
Durante as festas Juninas acontece na região a tradicional "Sapecada": 
Pinhões assados na grimpa, tradição ensinada pelos índios aos imigrantes ucranianos.


* Equipe do Cedejor do Centro Sul do Paraná.

Câmara de Juventude

A Câmara Territorial de Juventude do território Centro-Sul do Paraná é uma organização feita por jovens do meio rural e urbano com o intuito de buscar melhorias na qualidade de vida da juventude em geral, porém dando maior enfoque ao campo pelo fato de todos os municípios envolvidos serem diagnosticados como municípios rurais. Essa organização funciona da seguinte maneira: é feita uma reunião mensal onde cada um traz o que encontrou de relevante e proveitoso para a Câmara, com enfoque em movimentos de juventude e demais ações que voltadas aos jovens do Território.

* Equipe do Cedejor do Centro Sul do Paraná.

domingo, 5 de agosto de 2012

Jovem empreendedor rural

O CEDEJOR Centro-Sul do Paraná está vivenciando um momento histórico: Jovem ainda em formação pela turma 7 no Programa Empreendedorismo do Jovem Rural inaugurou no último dia 30/07 seu Empreendimento: “Tudão 1,99 e utilidades”. Esse é o resultado da formação no PEJR. Geovane Scheidt, jovem do município de Imbituva relata: “Já abri meu empreendimento, vou trabalhar com comércio porque acredito em mim. Acredito que tudo pode melhorar, tudo pode dar certo se você correr atrás. Basta ter dedicação. Com esse empreendimento eu conquistei a confiança da minha família, coisa que eu não esperava. Tenho muito apoio, claro que nada tem sido fácil, mas acredito que tudo vai ter um retorno. Eu acredito que amanhã eu vou olhar para o passado e dizer que valeu a pena tudo que passei”.


O CEDEJOR atua na formação de jovens agentes de desenvolvimento rural através do Programa Empreendedorismo do Jovem Rural (PEJR), utilizando a Pedagogia da Alternância, promovendo uma educação integrada envolvendo teoria e prática, experiência e aprendizagem em tempos e espaços diferenciados.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Plano Safra - RS

PRINCIPAIS AÇÕES DO PLANO SAFRA RS 2012/2013 - RS

1 - Prevenção e combate aos efeitos da estiagem
- Garantia Safra 
- Plano diretor de Irrigação (Piuma)
- Crédito investimento subvencionado para irrigação

2 - Desenvolvimento territorial e combate às desigualdades regionais
- Projeto de lei (PL) Pró-Cooperação (Incentivo tributário)
- Saneamento e cooperativas - Recoop 
- Instituição do Programa Aquisição Alimentos 
- Apoio aos municípios para adesão ao Sisbi/Suasa e Susaf/RS na forma de consórcios
- Apoio à produção de leite e laticínios, à pesca artesanal e à vitivinicultura

3 - Inclusão produtiva e combate à pobreza extrema
- Acesso a sementes
- Correção de solo
- Criação do Bolsa Jovem Rural 
- Programa de inclusão produtiva e segurança alimentar indígena
- Fortalecimento socioeconômico de comunidades quilombolas 
- Adesão ao Programa Brasil Sem Miséria
- Aquisição de terras para assentamentos da reforma agrária com recursos estaduais

4 - Recuperação da capacidade de investimentos e de gestão do Estado
- Crédito Rural
- Contratação e concurso público para a lavoura arrozeira, pesquisa, assistência técnica e extensão rural e defesa agropecuária

5 - Melhoria da infraestrutura
- Qualificação da infraestrutura básica dos assentamentos da reforma agrária


Mostra de Fotografias em Guamiranga - PR


O lançamento da Mostra de Fotografias do Cotidiano Juvenil Rural 
no Território Centro-Sul será no dia 19/07 às 15hrs em Guamiranga; 
Rua Antonio Polli, 34.




Siga-nos no Facebook http://www.facebook.com/cedejor

Alguns destaques do Plano Safra 2012/2013 - RS

Recuperação da capacidade de investimento e de gestão do Estado
Para revitalizar a produção no campo, o governo do Estado ampliará o crédito para custeio, investimento e comercialização. Mais de R$ 2,4 bilhões serão disponibilizados. O Banrisul oferecerá R$ 1,7 bilhão. Badesul e BRDE completam o montante de acordo com a especialidade de cada um.

A contratação de servidores para cargos no Instituto Riograndense do Arroz (Irga), na Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), na Secretaria de Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa) e na Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) e na Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) também integram as medidas previstas no Plano Safra deste ano. Serão mais de 1,1 mil novos servidores contratados ou concursados, dos quais 638 reforçarão o departamento de Defesa Agropecuária, da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa).
Crédito e manutenção do solo

A ideia é permitir uma garantia de renda para os agricultores que não têm acesso aos programas de seguro rural e sofrem com os efeitos da estiagem. O governo gaúcho pretende investir ainda R$ 75 milhões no Mais Água, Mais Renda. Vinculado à Seapa, o programa prevê reembolso aos produtores por meio de linhas de crédito.  Os agricultores com dificuldade de acesso ao sistema bancário serão atendidos por meio do Programa Irrigando a Agricultura Familiar, operado pela SDR.


A Emater e a Fepagro, em parceria com o governo federal, vão implantar um programa de manejo e conservação do solo e da água. O objetivo é elaborar materiais técnicos de apoio e intensificar a assistência técnica e extensão rural. O Irga desenvolverá projeto de capacitação em gestão da água na propriedade rural, com investimento de R$ 1,4 milhão.
                                          Fotografia: Jovani Puntel
Compra de alimentos

Para estimular o desenvolvimento regional, o governo do Estado instituirá o Programa Aquisição Alimentos (PAA), que visa utilizar o poder de compra governamental. O programa contará com a parceria dos Ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Será realizada a aquisição direta de alimentos nas modalidades doação simultânea e abastecimento institucional com recursos federais e estaduais. Os produtos da agricultura familiar vão abastecer presídios, asilos e creches.


Uma nova modalidade de incentivo às cooperativas será criada: o Pró-cooperação. O programa concederá benefício fiscal com base no incremento da arrecadação das cooperativas. Parte dos recursos será dirigido ao Fundo de Aval, que vai viabilizar as operações para saneamento das cooperativas. O Executivo vai apoiar ainda a adesão dos municípios ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi), ao Sistema Único de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa) e ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf) na forma preferencial de consórcios. Além de retirar as agroindústrias da informalidade e acessar novos mercados, a medida busca agregar renda e promover o desenvolvimento regional.

Plano Safra do Rio Grande do Sul 2012/2013


O lançamento do Plano Safra do Rio Grande do Sul 2012/2013, nesta quinta, dia 12, apresentará novidades. Medidas de prevenção e combate aos efeitos da estiagem, inclusão produtiva e combate à pobreza extrema constam do programa que será anunciado pelo governador Tarso Genro. Mais do que ampliar o acesso ao crédito rural por meio do Banrisul, que oferecerá R$ 1,7 bilhão, o governo do Estado reforçará as iniciativas de fomento, assistência técnica, educacional, pesquisa e infraestrutura. O Badesul, que disponibilizará R$ 280 milhões, o BRDE, que ofertará R$ 250 milhões, e os orçamentos das secretarias completam os investimentos, num total de R$ 2,4 bilhões.
A meta é fortalecer, diversificar e qualificar as políticas públicas voltadas ao setor em parceria com o governo federal.  Além de secretários do Estado, os ministros da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, devem comparecer à cerimônia. A adesão do Estado ao programa Garantia Safra - que concede indenização a produtores em municípios com 50% de perdas por motivos climáticos - vai permitir ações preventivas e de combate aos efeitos da estiagem.
Cofinanciado pelo agricultor, município, Estado e União - por meio de um fundo nacional -, o Garantia Safra atende atualmente apenas a região do semiárido nordestino. O programa atenderá agricultores com renda familiar de até 1,5 salário mínimo. Os agricultores familiares poderão recorrer às linhas de financiamento do Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf). A expectativa é de que o Pronaf libere mais de R$ 3 bilhões em financiamentos ao RS.
Fotografia: Jovani Puntel
Secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ivar Pavan diz que a reedição do Plano Safra no Estado reflete a importância do programa para a agricultura. 
– Todas as metas do Plano Safra 2011/2012 foram ultrapassadas, sejam as metas do crédito ou dos programas específicos do governo através das secretarias. O acesso ao crédito por meio do Banrisul, que era de R$ 1,1 bilhão, vai para R$ 1,7 bilhão – compara.
Pavan destaca o fortalecimento da política de diversificação e qualificação da agricultura familiar.
– O nosso programa está ancorado no Plano Safra Federal. Os nossos programas estaduais são complementares – diz.
Ao reforçar as iniciativas conjuntas com o governo federal, o secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, explica que a criação do Plano Safra permitiu a ampliação das ações do Executivo.
– O RS não tinha plano safra. Para o Secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ivar Pavan, ao criar um instrumento próprio, não estamos apenas somando mais recursos aos liberados pelo Governo Federal, mas estabelecendo um conjunto de políticas que garantem mais renda e produção. Renda para o produtor e produção para o Rio Grande crescer – defende.

domingo, 1 de julho de 2012

Mostra de Fotografias


Como parte da programação em Tibagi, foi realizada a abertura da Mostra de Fotografias na Câmara de Vereadores. Cerca de 60 imagens fazem parte da mostra que retratou o cotidiano juvenil rural de todo sul do país. “Esse material foi produzido por jovens em formação no Cedejor, dentro do projeto 'Chão de Sonhos' que aconteceu durante todo o ano passado e teve como objetivo fazer registros desses jovens em seu cotidiano”, conta o educador Hevertton Rosa. “O projeto é fruto de uma parceria do Cedejor e o instituto Oi Futuro”, aponta. A exposição fica aberta ao público até o dia 12 de julho na Câmara de Vereadores.


Visite:
A mostra estará aberta a visitação de 28 de junho a 12 de julho.
Horário: 8h as 11h30min e das 13h as 17h30min.
Local: Câmara dos Vereadores de Tibagi.

Assembleia do Cedejor


Na tarde desta quinta-feira (28) aconteceu na Unidade Social Educacional de Tibagi, a assembleia geral do Centro de Desenvolvimento do Jovem Rural (Cedejor) dos três estados do sul do país, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, locais onde a entidade mantém suas atividades. A programação encerrou com a Mostra de Fotografias feita pelos próprios alunos, na Câmara Municipal de Vereadores.

Esta foi a primeira vez que o município recebeu a assembleia geral. Na abertura do evento, dois alunos apresentaram uma paródia composta pelos próprios educandos, onde demonstraram os anseios da nova juventude, referente ao seu papel na sociedade. “Somos jovens que tem fé na vida e lutamos por uma solução”, dizia um dos trechos da canção interpretados pelos alunos Roger e Karen.

O prefeito de Tibagi Sinval Silva participou da abertura do encontro e destacou a importância dos jovens nas tomadas de decisão da comunidade. “Percebemos que os jovens querem atuar, eles cobram do poder público esta chance e muitas vezes acabam ficando fora do sistema. Este projeto apoiado pelo Cedejor aponta os jovens como solução dos problemas nas suas propriedades e nas cidades onde vivem”, define. “Estão de parabéns pelo exemplo de trabalho que vem sendo desenvolvido no Território Caminhos do Tibagi”, enfatiza.

Marcos Pappin, presidente do conselho deliberativo do Cedejor falou da importância da assembleia. “Com esta formalidade, os conselhos fiscal e deliberativo aprovam as contas da entidade e definem novas prioridades”, explica. “Nossa próxima meta é colocar em nosso conselho, na nova gestão, cadeiras representadas pelo Território Caminhos do Tibagi para que possam decidir sobre os rumos e definir metas para o desenvolvimento de nosso trabalho”, pontua.


Texto: Peter Allan
Imagens: Christian Camargo
Fonte: http://www.tibagi.pr.gov.br/site/modules/news/article.php?storyid=3012

quinta-feira, 28 de junho de 2012

A juventude rural se encontra

Jovens rurais de todas as regiões do Brasil terão a oportunidade de descobrir outras realidades rurais, aprendendo novas técnicas agrícolas, visitando pequenos produtores e conhecendo inovações na agricultura familiar. Começa no dia 14 de julho o IV Intercâmbio da Juventude Rural Brasileira. .

A iniciativa da Rede Jovem Rural, coordenada pelo Instituto Souza Cruz, proporcionará a cerca de 50 jovens a oportunidade de conhecer diferentes realidades rurais do país. Dez estados e oito organizações não governamentais que investem em projetos de Educação do Campo estão envolvidos na ação. O intercâmbio será dividido em cinco etapas, e segue até 30 de novembro.

terça-feira, 26 de junho de 2012

Câmara de Juventude

Nesse ano estão sendo colocados em prática os planos que haviam sido feitos a respeito da Câmara Territorial de Juventude, reunindo alguns jovens de municípios do Território Centro-Sul do Paraná, foi realizada a primeira reunião para discutir as ações da Câmara no território.

Ficou proposto fazer uma reunião por mês, tendo como tarefa aos participantes procurar e trazer mais jovens para participar das reuniões e fortalecer o grupo. No entanto, o articulador do território Sr. Marcos Roberto Gregolin apresentou a ideia de fazer um campeonato de Quadrilhas Juninas, ideia essa que foi aceita pela Câmara e que foi estudada e apresentada aos demais membros do território, que decidiram aceitar a proposta e trabalhar juntos, apoiando e dando força a juventude.

O Cedejor tem participação ativa na Câmara. Além do ADR Monitor Juliano Gonçalves Pereira também estão participando e colaborando os jovens João Isael Possebom, Gabriel Gonçalves Ferreira e Alan Junior Venites. Esses jovens em formação são do Município de Guamiranga e se colocaram a disposição para organizar a eliminatória municipal.

Conversando com o secretário de educação e cultura decidiram convidar todos os grupos de quadrilha do município para disputar uma vaga no campeonato territorial de quadrilhas da Câmara de Juventude do Território Centro-Sul do Paraná. O grupo vencedor ganhará uma viagem com tudo pago (ainda não se sabe pra onde).

* Equipe do Centro Sul do Paraná.

Comunidade de Tibagi passa a contar com sala informatizada

O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) é uma unidade pública estatal, onde são ofertados diversos serviços com o objetivo de propiciar a garantia dos direitos da população às políticas de Proteção Social Básica. Busca prevenir a população em situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, visando assim, a inclusão e promoção social das famílias atendidas.

Em 2011 o CEDEJOR iniciou o projeto “Conexão Criança, Adolescente” e “Jovem no Campo em parceria com o Instituto Souza Cruz e com o Conselho de Direitos da Criança e do adolescente (CMDCA) de Tibagi, com investimento de R$135.000,00 para melhorar a estrutura dos espaços na unidade social, principalmente na área de informática e alojamento. Além de atenderem as necessidades de programas implantados pelos programas que já aconteciam na Unidade Social de Tibagi, teria também um laboratório de informática para uso da comunidade e oferta de cursos gratuitos de capacitação e inclusão digital. 


Conforme Hevertton Rosa, Coordenador do CEDEJOR em Tibagi, a comunidade vem utilizando os serviços desde o início do ano, mas neste mês estão sendo disponibilizados também cursos de Introdução à Informática e Web Design, além do uso rotineiro dos Jovens Rurais de vários municípios da região que frequentam o Programa de Empreendedorismo do Jovem Rural (PEJR) e que usam o laboratório para pesquisas na internet e digitação de trabalhos.

* Equipe do Cedejor de Tibagi.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Mostra de Fotografias

O projeto para realização da Mostra de Fotografias envolveu a participação de 140 Jovens Rurais de quatro regiões do Sul do Brasil (Vale do Rio Pardo/RS, Escostas da Serra Geral/SC e Caminhos do Tibagi e Centro Sul do Paraná - no Paraná). As atividades consistiram na realização de oficinas de fotografia e tratamento de imagens. 
Após receberem orientação sobre técnicas de fotografias, os jovens aventuraram-se a fotografar vários momentos do cotidiano juvenil: cultura e lazer, trabalho, estudo, religiosidade e diversos momentos e atividades da Juventude e da vida no campo. Agora, parte deste resultado começa ser apresentado á comunidade. Até 16 de maio a exposição ficou exposta no Centro Regional de Cultura em Rio Pardo/RS.
Dia 31 de maio a exposição ficará aberta para visitação da comunidade no Auditório da Prefeitura Municipal de Lauro Müller/SC, até dia 19 de junho.
Projeto: “Rede Juvenil Chão de Sonhos”.
Atividade: Mostra de Fotografias: “Cotidiano Juvenil Rural” 
Onde: A mostra esta sendo apresentada á comunidade nos três estados da região sul brasileira.
Promoção: Centro de Desenvolvimento do Jovem Rural.
Apoio: Oi Futuro.
* Por Jovani Puntel.

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Mini Cursos

Os mini cursos se desenvolveram no decorrer da semana contando com a instrução da Agrônoma Maria Fátima Marcondes. As aulas foram descontraídas, com ritmo, desenvolvimento e animação, também por parte dos participantes (famílias assentadas há muitos anos no Assentamento Retiro, localizado no interior do município de Tibagi).


Os assentados aprenderam de forma teórica e prática durante a semana, conheceram e ampliaram seus conhecimentos na área de compostagem. A oficina de compostagem foi realizada na propriedade do Sr. Mario Martins Filho. Participaram nos cursos 10 pessoas, que tinham como objetivo principal aprender para replicar a idéia em suas propriedades.


Os assentados contaram com o Coordenador de cursos do Sindicato Rural Patronal de Tibagi, Sr. Paulo Uilisson Gomes, a quem todos os assentados são gratos por poder contar sempre com seu apoio e boa desenvoltura em relação às sedes de todos os assentamentos de Tibagi. “O coordenador Paulo tem sempre nos visitado e demonstrado sério interesse nos projetos dos moradores assentados” – declara a Agente de Desenvolvimento Rural e assentada, Aline Fernanda de Almeida; que em conjunto com outros 5 Agentes de Desenvolvimento Rural apóiam a comunidade a fazer cursos para ampliar o desenvolvimento e interesse pela vida no campo.

Os moradores se mostraram entusiasmados com a idéia de poder contar sempre com mini cursos e oficinas nas sedes dos assentamentos, sem ter que se descolar muito longe para participar de cursos de seus interesses.

Rede Juvenil Chão de Sonhos
Fotos: ADR Aline Fernanda de Almeida       
E-mail: aline_fernanda22@hotmail.com
Território Caminhos do Tibagi/PR

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Jovens de Atitude


No mês de abril a turma 03 do Programa Empreendedorismo do Jovem Rural (PEJR) do CEDEJOR acampou na Pousada Serra do Piraí, no município de Piraí do Sul, região dos Campos Gerais. O acampamento teve como Tema “Empreendedorismo e Atitude”. Durante os 03 dias foram desenvolvidas várias atividades como gincanas, reuniões de coletivos juvenis, apresentação de Projeto do Jovem Empreendedor Rural em andamento, oficina de dança gaúcha, entre outras atividades.
 Roger Henrique Sonego dos Santos,  apresentando o Projeto de Piscicultura.

O proprietário da pousada, Sr. Emerson Sebastião Sclvilzki, além de receber muito bem os jovens e a equipe do CEDEJOR, contou para a turma a trajetória de vida e empreendedorismo que o levou a ser dono de pousada. O depoimento foi marcante e despertou em alguns jovens a vontade e o interesse de explorar o turismo na região.

Um dos destaques desse acampamento foi a caminhada de 4 km pelo Cânion Chapadinha. O relevo acidentado da região formou vários Cânios de diversas dimensões, com pequenos riachos de águas transparentes que formam piscinas naturais, emoldurado por uma flora exuberante. Ao final da caminhada chegamos a Cachoeira Paulina, com uma vista maravilhosa e queda de aproximadamente 60m, além de uma prainha de areia branca.

Jovens se divertem e tomam banho nas águas geladas da Cachoeira Paulina


No último dia do acampamento recebemos na Pousada o Secretário de Turismo do município, Sr. Marcelo Miró Cioffi. Ele contou ao grupo de jovens do PEJR as estratégias que o município tem adotado para atrair turistas para região, além de potencializar os atrativos no município. Ao final da visita serviu aos jovens uma bebida típica do município – a Cabriúva. Os jovens apreciaram a bebida e no final da tarde levantamos acampamento e retornamos ao Centro de formação em Tibagi.
* Texto de Luana Cruz, educadora do Cedejor.

A cantoria da galera

A moçada do Cedejor, um super coral, animado e descontraído.
Confira o vídeo

Massa, mesmo!

Bibliotecas Rurais no Cedejor


O Programa de Bibliotecas Rurais ARCA DAS LETRAS foi criado pela Secretaria de Reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário para incentivar a leitura e facilitar o acesso aos livros em assentamentos, comunidades de agricultura familiar e de remanescentes de quilombos. Jovens em formação pelo Programa Empreendedorismo do Jovem Rural (PEJR) implementado pelo Cedejor se interessaram e de imediato articularam e mobilizaram suas comunidades para o recebimento das Arcas.

Cada biblioteca terá cerca de 200 títulos, entre literatura infantil, literatura para jovens e adultos, livros didáticos, de pesquisa e técnicos (sobre cidadania, saúde, agricultura), inclusive assuntos de interesse das populações rurais em suas realidades específicas. Os jovens articularam com suas comunidades sobre a preferência de títulos que gostariam de receber. Também providenciaram local para a instalação da biblioteca, estimularam o voluntariado entre os moradores de cada comunidade para que se tornassem também guardiões da Arca, ou seja, os responsáveis pelos empréstimos dos livros e incentivo à leitura. Para saber mais acesse http://www.cedejor.org.br/ler/3/27/323/programa_bibliotecas_rurais_arca_das_letras_no_cedejor


 * Por Cristiane Tabarro, Coordenadora Educacional Cedejor Centro-Sul do Paraná.
Colaboração dos Jovens Gabriel Gonçalves Ferreira e Dany Neves.

Reflexão



Eu acredito na força que temos de mudar, no desejo de conhecimento e no poder da sabedoria. E quando falamos em alcançar objetivos e realizar sonhos, parece que estamos falando de algo mágico; e é tão mágico e especial quanto o ser humano, que com toda essa confusão no mundo consegue pensar em alcançar algo tão inexplicável como sonhar.

A capacidade que temos de continuar sempre persistindo no que queremos, de planejar um futuro, de buscar o melhor, mesmo que ás vezes não encontramos saída e chegamos a pensar que não existe solução, mesmo na incerteza, é que o que nos motiva para continuarmos caminhando em busca dos objetivos.

Estamos sempre correndo atrás da felicidade com toda nossa esperança, aquela que sobrevive dentro de nós, algo que nunca vimos mas que sentimos em todos os momentos que paramos para pensar no que realmente queremos. Seja ao fechar os olhos para o mundo ou observar todos os problemas que ele tem, se quando calamos diante das injustiças ou gritamos pela igualdade. Devemos lutar por nós. 

Nesses momentos que paramos para pensar na vida vemos o quanto somos privilegiados por ter a inteligência e a capacidade de usá-la para lutar por o aquilo que acreditamos. Na verdade é complicado entender a vida, ela é um monte de coisas, um turbilhão de emoções, uma bagunça organizada. Enfim, a vida é para ser vivida. Precisamos pensar, acreditar e buscar, porque ganhar sem lutar não é vencer. E vencer sem amar é perder.

* Karin Vieira dos Santos, Jovem em Formação no Cedejor Caminhos do Tibagi.