sábado, 7 de setembro de 2013

A Jornada continua aqui

A quinta edição da Jornada Nacional do Jovem Rural retornou à região Sul do Brasil, desta vez no município de Bocaiúva do Sul, no Paraná. Esta vez a organização do evento ficou o Centro de Desenvolvimento do Jovem Rural (CEDEJOR). Entre os dias 27 e 30 de agosto, por terra, céu, e mar, milhares de quilômetros percorridos, 300 jovens rurais de todas as regiões do país vieram para discutir sobre os “Novos Caminhos para a Agricultura Familiar”, pensar o futuro do campo. No evento os participantes discutiram temas fundamentais para o desenvolvimento sustentável da Agricultura Familiar juntamente com mediadores ilustres do nosso País.


A região escolhida para o evento reúne diversos empreendimentos de turismo rural, produção agroecológica, fruticultura e agroindústrias. Os municípios de Bocaiúva do Sul e Colombo abrigam diversas organizações e unidades de produção agrícola familiar que são referência em sustentabilidade e diversificação, e todos os participantes da Jornada puderam visitar os empreendimentos para conhecimento e troca de experiências.


Não é sempre que podemos estar com uma diversidade tão grande de culturas, etnias, a tão grande pluriatividade de nossa Agricultura Familiar, logo, todos aproveitaram o espaço e a oportunidade. Dezoito estandes foram montados para comercialização, demonstração, degustação e troca de produtos diversos, desde as famosas alpargatas vindas do Rio Grande do Sul como o doce de leite de cabra trazido pelos jovens do Ceará, tudo isso integrando a juventude rural de Norte a Sul.

A Jornada do Jovem Rural, coordenada pela Rede Jovem Rural  acontece a cada dois anos. É um momento para semear ideias, pensando sempre no progresso da Agricultura Familiar, com especial atenção para desenvolver e valorizar o potencial dos jovens rurais.


Veja mais em http://www.redejovemrural.com.br/
Contribuição de Engª Agrônoma Edna Techi Loche

Nenhum comentário:

Postar um comentário