quinta-feira, 30 de maio de 2013

Seminário de Agentes de Desenvolvimento Rural

A realização do I Seminário de Agentes de Desenvolvimento Rural do Cedejor Centro-Sul do Paraná foi uma construção coletiva entre equipe, Agentes de Desenvolvimento Rural (ADRs) e Conselho Deliberativo do Cedejor, partindo do ideal de resgate e aproximação do valioso capital social formado pelo Cedejor.


Durante o evento teve a palestra “Oportunidades de crédito para jovens rurais: viabilidades dos projetos de geração de renda e cooperativismo.” Contamos com a presença do Diretor da Cooperativa de Crédito Cresol, Sr. Baser; Regional de Prudentópolis, Sr. Valdomiro Kordiak; da Cooperativa de Crédito Sicredi através do Gerente Sr. Leandro Bobato; Agência de Guamiranga e também da Cooperfamília/SC, representado por sua Presidente Srª Arlete Bloemer de Souza. Todos esses parceiros falaram sobre o tema, de acordo com as experiências em suas entidade.


O I Seminário de Agentes de Desenvolvimento Rural do Cedejor faz parte de um processo de mapeamento de demandas da juventude rural do Território Centro-Sul do Paraná. Os grupos de trabalho debruçaram-se na análise e avaliação dos projetos de geração de renda elaborados pelos jovens e seu estágio de desenvolvimento; quais dificuldades encontraram para efetivar a implantação, que outras atividades diversificadas realizam em suas propriedades. Também foi feita uma discussão sobre ser jovem no meio rural nos dias de hoje e o sentimento de pertença ao cenário do Novo Rural.

A partir dos dados levantados pelos grupos os jovens elaboraram a “Carta da Juventude Rural do Cedejor Centro-Sul do Paraná.” Em consonância a esse trabalho interligamos os temas abordados pelos nossos palestrantes. Nossos parceiros resgataram em nosso público a valorização de ser jovem rural, viabilidades de projetos de geração de renda, oportunidades de crédito e também a compreensão sobre Cooperativismo.


A Carta da Juventude Rural do Cedejor Centro-Sul do Paraná foi apresentada ao poder público e lideranças locais presentes no evento. O documento foi entregue oficialmente à Prefeita do município de Guamiranga, Srª Telma Fenker, que será a porta voz desses jovens junto ao Conselho Gestor do Território Centro-Sul do Paraná.

Por: Cristiane Tabarro
Coordenadora de Núcleo do Cedejor Centro-Sul do Paraná

Nenhum comentário:

Postar um comentário