sábado, 24 de setembro de 2011

Formação pra vida

A quase um ano da formatura da 1ª turma do Programa Empreendedorismo do Jovem Rural (PEJR) no Território Caminhos do Tibagi (TCT), o Agente de Desenvolvimento Rural (ADR) Welisson Donizete Lopes, afirmou em uma entrevista ao Educador Hevertton Rosa: “O PEJR mudou tudo, é formação pra vida e não só pra alguns projetos”.

 
O jovem de 19 anos, está com o Projeto do Jovem Empreendedor Rural (PJER) em processo de implantação. O projeto que é elaborado ao longo da formação tem o intuito de que o jovem possa elaborar de forma sistematizada e com viabilidade legal, ambiental, econômica e social um projeto de empreendedorismo para si, e que contribua para o desenvolvimento de sua localidade e do território. No caso de Welison, o projeto é de gado de corte e para tanto, pastagem e instalações estão sendo estruturadas em sua propriedade - no município de Curiúva.


Muitas vezes a idéia que se tem de Jovem Rural é apenas de jovens que residem e moram em propriedades rurais, no entanto, Welison traz uma postura de jovem rural e que trabalha na cidade. O jovem não se priva de um projeto de vida com faculdade, concurso público e outros objetivos que foram definidos ao longo da formação no PEJR.

Hoje o ADR de Curiúva foi aprovado no concurso público da prefeitura do município em 4º lugar (auxiliar de contabilidade), já cumpriu o estágio probatório e trabalha no setor de contabilidade de prefeitura. Além disso foi aprovado no vestibular da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) no curso de Administração e vai prestar outro vestibular para o curso de contabilidade. Quando o jovem foi questionado sobre a influencia da formação no PEJR nessa realidade de hoje, afirmou: “O PEJR abriu minha visão, antes era como estar com um tapa olho, hoje é como ter a visão de tudo isso, tudo que eu posso conseguir, e sei que é possível conseguir.”

O jovem afirma que quer prestar outros concursos, continuar estudando mas que não quer morar fora do município e nem sair do meio rural, afirma que seus objetivos hoje estão claros e mesmo que tenha as dificuldades sabe que vai alcançá-los: “Sem a formação não teria definido meus objetivos, quando não se sabe para onde quer ir, qualquer lugar serve, sem esses objetivos provavelmente eu não teria prestado nem o concurso e muito menos o vestibular.”

O PEJR está com inscrições abertas para a próxima turma, entre em contato com os educadores para mais informações: cedejortct@yahoo.com.br / 42-9127-2999 / 42-3916-2184.

* Texto e imagens: Hevertton Rosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário