A câmara de Vereadores de Tibagi, recebeu os jovens e educadores do Centro de Desenvolvimento do Jovem Rural (CEDEJOR) do Território Caminhos do Tibagi, na última sessão no dia 13 de setembro (terça-feira), às 18:30 horas, para conhecimento dos vereadores e demais presentes sobre a instituição.
Iniciou-se os trabalhos com um vídeo feito por um jovem em formação, Leandro Miranda da Silva, do município de Ortigueira, sobre a vivência nos 7 meses que estão no Cedejor. Em seguida o educador Hevertton Rosa, fez uma explanação sobre o porque da necessidade de um programa voltado para juventude rural, e que desenvolva o protagonismo dos jovens, falou também da relevância de que a sociedade e o próprio jovem reconheçam sua importância. O educador apresentou a formação do Programa Empreendedorismo do Jovem Rural (PEJR) e o trabalho realizado nos 10meses, com 3 diretrizes;humano, técnico e gerencial em 3 ciclos. Ao longo desse período o jovem tem um projeto de produto ou serviço que gere trabalho, renda e desenvolvimento para sí e para comunidade.
Dois jovens de Tibagi, Karine Rodrigues da Silva do Assentamento Iapará, e Vidal de Oliveira da comunidade Faxinal dos Empossados, falaram da sua experiência e mudanças que aconteceram durante a formação.
Foi entregue aos vereadores, o convite para o II Seminário do CEDEJOR Território Caminhos do Tibagi, que acontecerá no dia 7 de outubro de 2011, na unidade social educacional de Tibagi. Também foi apresentado pela educadora Luana Cruz, a mobilização para a formação da turma 3, que estará acontecendo através de reuniões, visitas nas escolas e principalmente articulação pelos próprios jovens.
No final, a jovem Christina Matos de Almeida, do assentamento Vasto Horizonte de Tibagi, falou sobre a importância e relevância para os jovens terem participado de uma sessão da câmara, já que muitos nunca tinham participado.
* Por: Juliane de Fátima Ferreira da Silva
Município de Curiúva
Nenhum comentário:
Postar um comentário