segunda-feira, 8 de agosto de 2011

A fruticultura é uma arte

No dia 19 de julho de 2011, O Centro de Desenvolvimento do Jovem Rural (CEDEJOR) recebeu a visita de quatro jovens estudantes do IFPR – Instituto Federal do Paraná/Irati e do palestrante “Toninho” da Secretaria de Agricultura de Irati, o qual falou para a turma 6, em formação no Programa de Empreendedorismo do Jovem Rural (PEJR) no CEDEJOR, sobre a fruticultura Mundial e Nacional. Todos os presentes puderam participar das atividades práticas na propriedade do jovem Paulo Lucimar Lemos na Comunidade de Rio de Areia de Cima em Guamiranga/PR.

Na atividade prática foram trabalhadas técnicas de poda e reprodução de plantas. Os jovens puderam, com a atividade prática, perceber que é possível, com formas de manejo adequadas, recuperar pomares degradados.

Para Joaquim Rasteiro, citado por Inglez de Souza, 1986, a poda "é o conjunto de cortes executados numa árvore, com o fim de lhe regularizar a produção, aumentar e melhorar os frutos, mantendo o completo equilíbrio entre a frutificação e a vegetação normal, e, também com o fim de ajudar a tomar e a conservar a forma própria da sua natureza, ou mesmo de sujeitá-la a formas consentâneas aos propósitos econômicos de sua exploração"

Embora seja praticada para dirigir a árvore segundo o capricho do homem, a utilização da poda, em fruticultura, tem por objetivo regularizar a produção e melhorar a qualidade dos frutos. Embora possa ter apenas função estética, no embelezamento de gramados, jardins, e outros elementos da arquitetura paisagista.

Podemos perceber que em muitas propriedades rurais e até mesmo urbanas, as quais possuam um pequeno pomar ou algumas árvores frutíferas apenas, que a falta de manejo adequado, principalmente as podas, compromete a produção e a qualidade dos frutos, portanto, é importante estarmos atentos às épocas certas para esta ação.

Por Edna Techi Loche Engª Agrônoma CREA PR 101720/D 
Educadora CEDEJOR CSP

Nenhum comentário:

Postar um comentário