segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Os guardiões da agrobiodiversidade

No dia 12 de agosto a turma oito do Cedejor “Empreendedores do Sul”, participou no município de Ibarama-RS, do 10º Dia da troca de sementes crioulas, evento promovido pela Emater, Associação dos Guardiões das Sementes Crioulas de Ibarama e teve como parceiros o Ministério do Desenvolvimento Agrário-MDA, Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Embrapa Clima Temperado e Prefeitura Municipal de Ibarama.
Os jovens participaram deste evento como forma de aprender um pouco mais sobre a urgência de resgatar e cultivar as espécies de sementes crioulas que são de fundamental importância na agricultura familiar e também como forma de complementar este tema que foi trabalhado durante a semana presencial dos jovens no núcleo do CEDEJOR.

Neste dia os jovens ficaram conhecendo, o histórico de como os guardiões das sementes , também chamados de “Guardiões da agrobiodiversidade” fazem o trabalho de preservação das sementes crioulas, e as vantagens de produzir uma semente pura, livre de agrotóxicos, uma semente que não foi modificada genéticamente em laboratório, ou seja, uma semente que tem uma carga de passado no presente e que represente a ponte para o futuro.
Além do conhecimento cada jovem pôde trocar a sua semente, com a proposta de plantar uma parte dessas sementes na sua propriedade dando assim o primeiro passo rumo á preservação.
E a outra parte, deve trazer para o banco de sementes do CEDEJOR, apresentar o histórico dessa semente, para que possamos revitalizar o nosso banco de sementes, e torná-lo acessível aos jovens e famílias.
 * Jovem Agricultor e Agente de Desenvolvimento Rural
Alison Alfredo Boeck – Educador, Candelária/RS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário