sexta-feira, 22 de julho de 2011

Oficina de artesanato nos Caminhos do Tibagi

No dia 19 de julho 14 jovens do território paranaense caminhos do Tibagi, dos municípios de Tamarâna, Ortigueira, Reserva, Tibagi, Ventania e Curiúva, participaram da Oficina de Decoração atividade com duração de 2horas, sobre a confecção de enfeites de crochê, oficina realizada no núcleo do CEDEJOR de Tibagi. Esses jovens participam da formação do Programa Empreendedorismo do jovem Rural (PEJR), além de alguns desses jovens fazerem parte de conselhos comunitários e municipais.

A jovem Juliane de Fátima Ferreira da Silva de 26 anos do município de Curiúva ministrou a oficina de decoração (também em formação no PEJR). A atividade teve inicio as20h, com a participação de 16 jovens, a oficina iniciou com algumas explicações praticas sobre o crochê a partir dessa explicação todos os jovens partiram para a parte prática da atividade. As peças produzidas serão utilizadas para a decoração de áreas do núcleo, o término da atividade foi as 22h00 horas.
Os jovens elogiaram a instrutora e ressaltaram que é muito importante quando os jovens têm espaço e podem demonstrar os talentos para a comunidade. Juliane desenvolve a atividade de produção de artesanato em crochê, bordado e tricô na comunidade onde mora, que é uma comunidade Quilombola na localidade Guajuvira no município de Curiúva, Paraná. A jovem desenvolve além do artesanato a produção de pacificados, que é o foco que escolheu para o seu Projeto de Jovem Empreendedor Rural (projeto apresentado como um dos resultados da formação dos jovens no PEJR) com receita e modelo de produção repassado de geração a geração em sua família a 300 anos.” É uma forma de fazer e receita que vem das minhas avós o que torna meu projeto de jovem empreendedor um projeto de foco social e cultural, e não só de geração de renda” afirma a jovem instrutora.

* Por Vilmara Oliveira e Hevertton Rosa
Imagens: CEDEJOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário